quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Amigo.

Amigo

Um conceito diferente de amizade surgiu recentemente numa conversa com o meu actual patrão. Ele afirma não ter amigos. Um amigo para ele é uma pessoa de quem ele conhece a vida toda, ou quase toda. Ele afirma que em Portugal ele não tem amigos, tem conhecidos. Pessoas com quem simpatiza. Pessoas com quem se dá bem. Mas amigos verdadeiros não têm. Um amigo verdadeiro conhece tudo a respeito do outro. Está lá nos bons e nos maus momentos. Apoia sem pensar duas vezes. Nunca vira as costas ao outro. Sabe tudo que há a saber. Consegue saber o que o outro está a pensar sem ser necessária uma única palavra. Reconhece que algo está errado mesmo quando o amigo diz que está tudo bem. Isto é um amigo verdadeiro.
Estas afirmações deixaram a pensar. Confesso que sou igual a tantos outros, e afirmou ter muitos amigos. Tenho? Quantas pessoas neste mundo conhecem todos os meus segredos? Quantas vezes foi queimado por pessoas que se classificavam como amigos? Quantas pessoas viram as costas quando os maus tempos aparecem e apertam o nó da forca? Então será verdade dizer que afinal não tenho assim tantos amigos como penso? Será que aquilo que tenho vindo a classificar como amizade não passa de uma simpatia mútua que agrada a ambas as partes mas que um dia mais tarde pode deixar de existir? Segundo está lógica parece que sim. Aparenta que tenho que deixar de dizer que tenho muitos amigos para passar a dizer que tenho muitas pessoas com quem simpatizo,
E no entanto quem é o culpado de a situação ser assim? Esta forma de pensar é um pouco difícil de aceitar, principalmente por aqueles que fazem a mesma confusão que eu faço. Afinal existe uma diferença enorme entre amigos e pessoas conhecidas. Mas a culpa é nossa. O nosso estilo de vida de pouca confiança perante os outros, a nossa luta para tentar ser sempre melhores do que os outros, faz com que seja difícil de encontrara verdadeiros amigos. Simpatizam com as pessoas, mas dificilmente confiamos verdadeiramente nelas porque sabemos que podemos ser queimados por fazer isso. Não tenho outra explicação. Mas aquilo que dizem não deixa de fazer sentido.
Mas apesar de tudo é sempre possível encontrar pessoas em quem podemos depositar uma amizade genuína e recolher outra. Eu tenho sido capaz, mas é absolutamente necessário tratar essas pessoas com muito respeito, para que por nosso lado sejamos respeitados.
É nestas bases que se constrói as amizades para a vida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eua chei totalmente legal mais é muito grande!!Exemplo e pressisava copiar e é muito grande.

Anónimo disse...

Boom até q é legal mais tiipo eu pedi um texto pekeno e esse é mto grandee!! :P
Mais é bem interesantee

Anónimo disse...

q eu keria um texto pekeno e esse é enorme...